sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Parto Humanizado?????


Vcs devem achar que vivo na contra mão mesmo, mas fico muito indignada com algumas coisas ditas modernas.
A profissão de mãe ficou tão radical, que algumas mães estão optando por um tal parto humanizado. Que é uma filosofia quase linda, de ser mais natural e ter mais contato com a criança ao nascer, ficar em seu ambiente......tudo cor de rosa, ou melhor, tudo vermelho sangue.
E as mães que estão radicalizando, começam a radicalizar com quem faz cesárea, achando que as pobres que fizeram, não fizeram nenhum esforço em tentar ter parto pelo menos normal.
Bom, pela minha experiência dupla em cesárea, não senti em nenhum minutoque ela tenha sido desumanizada ou com algum tratamento frio por parte dos médicos, pelo contrário, tive todo o apoio e carinho, para diminuir meu nervosismo e ansiedade. Depois foi melhor ainda, pois as enfermeiras do hospital foram umas fofas comigo e com os bebês, das duas vezes.
Então vamos lá, com a elaboração da minha teoria. Como já disse sou veterinária e fiz uma matéria chamada obstetrícia, sim amigos e amigas, tb acompanhamos a gestação da bicharada. Dentro da obstetrícia existe um tópico importantíssimo que se chama DISTOCIAS. Esta palavra nada mais significa que.....ih agora fudeu, que a gente vai fazer!!!???? Ou seja é aquela hora do parto propriamente dito, onde pode ocorrer um monte de possibilidades de emergências médicas, onde fica em risco a vida da mãe, ou do feto, ou dos dois.
As distocias tb ocorrem nos serem humanos, sim, não somos perfeitos. E com a evolução as mulheres cada vez mais estão perdendo a capacidade de parir, saca aquele quadril largo que sua vó ou bisavó tinha.....a não ser que vc for a mulher melancia, seu filho vai ter uma certa dificuldade em sair.....Portanto, o nosso melhoramento genético não esta sendo tão melhor assim.
Não fique triste, o ser humano é cheio de superações, pois é, em contra partida a nossa medicina, evolui aos saltos, sem falar da tecnologia em favor da medicina. Todo mundo se vangloria com essa evolução e fica maravilhado e cada vez menos temos medo de ficar doentes ou precisra de algum serviço médico.
Aí vem o meu questionamento. Pq é que então tem umas doidivanas quase irresponsáveis, depois explico, que resolvem ter filho em casa???? Isso mesmo, igual a sua vó ou bisavó do quadril largo.
Antes que as radicais me apedrejem, vou explicar meu ponto de vista. A não ser que vc morar no alto xingu e como mandioca e peixe todo dia, nada contra. Pq uma mulher moderna opta por uma possibilidade tão arriscada para sua família, perante o desenvolvimento científico.
Segundo umas doulas, é a pessoa que dá apoio moral e ajuda no parto em casa, se ocorrer algum problema, ainda se tem alguns minutos para correr para um hospital. Mas será que este pessoal imagina que na hora do parto cada minuto é ouro, para dar tudo certo???
Será que elas imaginam por exemplo que se a criança “entalar”, como será o transporte destas parturiente? Sim, pq ninguém imagina que vai sentadinha no carro, feliz, do lado do maridão e nem que vai dar tempo da ambulância chegar.
Será que elas imaginam que a burrocracia barsileira não existem em maternidades? Ou pior que terá uma sala de cirurgia e uma equipe prontinha na hora que a “entalada” chegar?
Existem coisas piores que podem acontecer. Daí o que eu chamo de irresponsabilidade. Pois é a pessoa quer fazer o melhor para o bebê, o tal do parto humanizado, abraçar seu ensanguentadinho e por algum motivo, ocorre um problema depois que o pqno sai, e este não respira direito.
Vcs sabiam que 10 segundos sem oxigênio no cerébro, pode comprometer seriamente a vida da criança e até rolar alguma paralisia cerebral? E seu filho viver......bom deixa para lá!!!
Um dos requisitos da escolha pela maternidade que tive meus pimpolhos foi ter UTI neonatal.
Por essas e outras que não entendo o pessoal escolher ir na contra mão da evolução natural das coisas. Ter filho de parto normal no hospital é uma coisa, agora parir em casa......não consigo entender!!!
Vcs sabiam que até vaca tem acompanhamento de sue parto por veterinário no campo, qdo digo campo, quero dizer, as vezes no meio do pasto mesmo. E que algumas cadelas ficam entaladas e se machucam tanto que depois ficam uma infecção animal no útero.
Ah!!! E a propósito duas tive cesáreas, não por opção mas sim por indicação.....do médico é claro, por não ter dilatação nem contração nenhuuuuuma. No primeiro minha bolsa estourou e no segundo já estava com pouco líquido e como não sou louca.....Vamos tirar os bichinhos!!!