sexta-feira, 25 de abril de 2014

Precisa estar na media pra passar de ano!

Vamos lá escrever minhas impressões, a pedido de uma amiga me empolguei novamente em escrever meus pensamentos nada habituais.......TKS Paula!
Ultimamente tenho pensado muito nas grandes expectativas que temos com os nossos filhos e o tanto que transpomos nossos sonhos, as famosas projeções. E tenho chegado a conclusão que isso é péssimo, horrível e egoísta. Se colocamos uma pessoa nova no mundo, é para ser nova, diferente das outras, principalmente dentro do círculo familiar, mas é claro que a fruta não cai longe do pé, mas isso é outra discussão.
O que tenho realmente pensado é, como é difícil não projetar, não desejar e deixar esse pequeno ser livre para se desenvolver e se transformar em algo inédito, pelo menos para nós pais. Mas isso não significa largar a pessoinha sem rédeas, livre como um cavalo selvagem, NÃO!!! O básico como educação, conceitos e morais em qual os adultos da família acreditam devem ser passados, mas daí imaginar que o carinha vai virar um grande engenheiro, diretor de alguma multinacional, ou aquele surfista que vc nunca foi são outros quinhentos.
A culpa da projeção não é só dos pobres dos pais, tb somos um pouco vítima (um pouco tá!), nossa sociedade hj tem alguns padrões para vc ser aceito sem muito esforço, ser admirado. Ficamos preocupados com o sofrimento futuro dos nossos pqnos (já dizia Buda, o sofrimento existe, faz parte do ser humano). A partir disso vamos montando um personagem para eles serem os caras, são aulas de todo o tipo de coisa que se possa imaginar.
Pois então, meu lema agora é: Qual o mau em ser medíocre??? Ordinário???
Assustaram??? Não se assustem, vou explicar, digo ser medíocre no sentido de ser mais um (afinal somos bilhões), de estar na media (para mim o vencedor é aquele que consegue ser constante). Ordinário, no sentido de estar dentro dos padrões, na ordem, enfim, quem está na media passa de ano, não é isso?
Mas não, na nossa sociedade, capitalista, competitiva, egoísta, as pessoas não podem ser simplesmente elas, tem que (odeio o tal tem que) ser o melhor engenheiro, melhor surfista, ou pior, melhor qualquer coisa que se invista nos pqnos.
Vejo que muitos pais investem em cursos para que seus filhos sejam grandes músicos, bailarinas, tenistas, xadrezistas e ainda falem inglês com pronúncia perfeita, ufa!!! Demais para pessoinhas as vezes com menos de 10-12 anos, e conforme avançam na idade, aumentam as expectativas, as ilusões dos adultos.
Ai ai, a difícil arte de educar e formar um ser também exige de nós pais calma, que seguremos nossa ansiedade, não podemos querer que eles vençam nos nossos fracassos, temos que aprender a dar linha na pipa e vê-la voar cada vez mais alto, porque afinal, mais difícil que aprender inglês, ballet, xadrez,  tênis é aprender a descobrir quem realmente somos e sermos nós mesmos.