sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Animal não é presente de Natal




Faz algum tempo penso neste post. Até porque sou veterinária, antes de ser mãe.
Quando resolvi ter filhos eu já tinha 4 cachorros (porte grande) e 3 gatos. 
Claro que quando o Francisco nasceu eu criei aquela imagem de filme de comédia romântica com ele numa canga no jardim, iluminado pelo sol e a bicharada toda em volta tranqüilamente.
Não é bem assim que acontece, qdo ele era pqno não gostava muito dos cachorros, pq os caninos lambiam o rostinho dele e ele não gostava.
Decepção total para a mãe veterinária. Ele não tinha medo, não chorava, só os evitava. Em compensação um dos gatos virou o melhor amigo do meu bb. Claro que no início tomei alguns cuidados, como deixar a porta fechada do quarto quando ele estava dormindo, mas depois que ele estava mais pesado que o gato deixava os dois compartilhando o berço.
Um dos segredos para a adaptação dos animais depois que vc chega com um pacotinho novo em casa é fazer que o animal entenda que ele não perderá seu espaço, seus donos, suas brincadeiras, ou seja, tente incorporar a vida do bebê a vida do seu pet e não ao contrário, isso é bom pra todos.
Ah!  E quando algum obstetra disser pra vc se livrar dos seus bichinhos de estimação por causa da gravidez, troque rapidamente de médico. A tão temida toxoplasmose pode ser mais facilmente transmitida através de uma salada mal lavada de um restaurante chic do que do seu doce bichano que vive somente dentro do seu apartamento. Por isso quando ficar grávida, leve seus bichinhos no veterinário e faça uma consultoria com ele.
Agora se vc não tem um pet e quer pq quer formar a família Doriana completa, pense bem, pondere vários aspectos.
Primeiro. Vc quer ter um gato ou um cachorro? Do que vc mais gosta? Qual personalidade combina mais com a sua família? Vcs viajam muito?
Gatos são mais independentes, mais fáceis de lidar na questão de limpeza, podem ficar alguns dias sozinhos. Entre os felinos tb tem uma variação menor de personalidade, com exceção do siamês que são estricnados e amam escalar cortinas......
Também abandone o pensamento que os gatos adotam a casa, que são traiçoeiros e causam alergia. Tudo mito, quase da idade média! 
Se vc for escolher um cão, pense na raça, pesquise a personalidade da raça, as característica, os cuidados com pêlo, pelagem e alimentação e as possíveis doenças que cada raça é propensa. Agora se optar por um vira latas, dê preferência em adotar um adulto, pois um filhotinho de vira é uma caixinha de surpresas, como não sabemos quais raças estão ali misturadas, dificilmente saberemos a personalidade que o pqno dog terá, assim como tamanho e outras cositas mas!
Outra coisa muito importante!!! Qual a idade do seu filho? A interação com animais rola melhor a partir dos 6 anos. Eles tomaram mais cuidado e vão interagir melhor. Se seu filho for muito pqno de preferência a animais de médio porte, pois são mais resistentes aos carinhos de nossos pqnos humanos. Já vi crianças derrubarem filhotinhos do colo e estes morrerem ou ficarem sequelados com a queda.
Enfim, e nunca, nunca esqueça. Um animal não pode ser presente de Natal, ou de aniversário, pq ele não se enquadra ao mundo dos objetos, eles precisam de atenção, cuidados, carinho, eles possuem personalidade, humor e amor!!!!