quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

As boas escolhas que fazemos.

Quando somos jovens, somos bem inconsequentes, fazemos as coisas na loucura do momento, no quente, na adrenalina. Depois, se houver alguma coisa pra arrumar lááá na frente, pensamos na solução. Muito boa essa fase, onde só podemos fazer mal a nós mesmos.
A maturidade vai chegando, a responsabilidade também. Depois que temos filhos então, todos os nossos passos são pensados, tudo para deixar o caminho dos serzinhos mais amados por nós, lindo e perfeito.
Então, a partir de agora vou contar a epopéia que é escolher uma escola para nossos filhotes.
Bom, os meninos estavam em uma escolinha de bairro, com a super comodidade de ser a uma quadra da minha casa, onde a babá e/ou eu ia levar e depois buscar.
Quando o Chicão estava no penúltimo ano da escola, comecei a me preocupar para onde eles iriam, óbvio, pq não mudaria somente um da escola. Comecei a pesquisar, perguntar e no lugar menos óbvio do mundo recebi a dica da minha vida. Um dia quando estávamos na Buzzi Pizzaria, lugarzinho MARA pra ir comer com a criançada, pq tem uma brinquedoteca com monitores, uma cliente escutou minha preocupação sobre escola para os pequenos e o tipo de escola que eu sonhava, que fosse o máximo possível parecido com a filosofia de onde estudei.
Como toda mãe realizada, a tal cliente não se conteve e começou a falar sem parar de tudo de bom que acontecia na escola que seus filhos estudavam, de como ela estava satisfeita e como seus filhos eram felizes.
Graças a internet fui averiguar on line, gostei, mas precisava ver com meus olhos. Marquei um entrevista com a coordenadora da educação infantil. Cheguei na escola e já me encantei com as obras da criançada espalhadas pela escola, sem pudor nenhum em serem bem feitas ou mais ou menos, aliás não tinha nada mais ou menos. Os cantinhos todos pensados para os pequenos e o melhor nada construído, acarpetado, mas sim meio que improvisado, com sucatas, coisas feitas por eles, coisas doadas obviamente pelos pais, como máquinas de escrever velhas, panelas velhas, fogão velho.......SENSACIONAL. Na hora que a coordenadora me levou para passear pela escola, fui me encantando cada vez mais e na hora que cheguei no bosque com uma casa na árvore pensei: É AQUI!!! Ah! Detalhe o Chicão foi comigo e ficou tímido no começo e no fim já estava fazendo educação física com uma criançada mais velha. Já deixei uma reserva de matrícula, em 2009 (a loka!)
Logicamente, como toda mulher, fiz pesquisa em outras muitas escolas, algumas legais, outras menos, mas todas enoooormes e tinha até aquela que a criançada tinha que passar o crachá. Pedi opnião do maridon e quando ele conheceu o Projeto fechou também comigo, se encantou.
Em 2011, se iniciou a minha experiência mais emocionante como mãe e como admiradora de crianças e suas verdades. Fui vendo a transformação diariamente nos meus pequenos, em cada dia que chegavam inteiros pintados de tinta, ou com a mochila cheia de massinha feita na escola mesmo, no interesse pela pesquisa em querer saber mais e mais, as conclusões então eram cada vez mais sensacionais. Claro tudo devido as proporções de cada idade.
Este ano tivemos encontro literário, musical, de artes, festa junina e encontros de família. Tudo para mostrar a importância do aprendizado e a evolução dos pequenos. E o mais legal de tudo isso é o clima de integração entre as famílias que a escola consegue fazer. Depois de alguns meses, parece que todos somos amigos de longa data, com direito a marcar encontros e comemorações. Juro que as vezes tenho vontade de voltar a ser criança ou de que os papos das "mães do portão" dure a tarde inteira.
Pois bem, foi nos últimos dias de aula deste ano que tive a certeza mais que absoluta da escolha que fiz para meus filhos (sim, tive que escolher para os outros, puta responsa). Foi no meio da semana passada, um dia bem quente, pra variar cheguei atrasada e deixei a turma na portaria com as fofas que os encaminham para as salas e tive a notícia que estava rolando um banho de magueira lá no bosque, o Cainho que esta meio com sono, se animou na hora para ver a proeza dos amigos. Claro que fiquei curiosa e fui espionar.
Fui num cantinho da entrada da escola onde podemos visualizar quase metade do bosque e tive uma visão, quase como se eu tivesse achado a passagem para um jardim secreto, como se num filme. Via todo aquele verde iluminado com um solzão lindo e de repente passou uma fada lilás, que provavelmente estava correndo de uma princesa ou para o balanço. Logo após a fada lilás vi um Super Homem, com uma capa esvoaçante ao correr e muito. Vi também uma bailarina de amarelo sendo empurrada na balança por uma professora sorridente. Ah! Achei o banho de mangueira. Havia uma fila de meninos e meninas com seus "underwear" ou biquinis e sungas, todos molhados e gargalhando muito, enquanto outra professora os regava como lindas plantinhas que dariam muitos frutos.
Essa visão foi inexplicável, meus olhos se encheram de lágrimas, me deu uma paz de saber que meus pequenos príncipes também eram personagens deste jardim secreto, uma vontade de estar ali também e além de tudo que eu havia feito feito a escolha certa.
Ah! O desenho acima foi o Chicão que fez, no dia da fantasia inventada, é ele mesmo, vestido de ET, com tiara de estrelinha que reformamos em casa e roupa de plástico bolha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário