sexta-feira, 2 de maio de 2014

Cada um no seu quadrado.


Já vi este quadrinho várias vezes e sempre me traz uma reflexão. E claro na seqüência, a culpa do questionamento.
Será que realmente meu coração estaria vazio se eu não tivesse filhos??? Minha vida seria melhor, principalmente no sentido financeiro???
Culpa, culpa e mais culpa, apenas de pensar isso. Esse é um dos ônus da maternidade.
Uma coisa eu sei, se não tivesse filhos, teria menos grilos. Ah! Com certeza.
Mas uma coisa que tenho a percepção exata é que cada um faz as suas escolhas. Existem mulheres que optam por desenvolver a vida profissional e não sentem, ou não ouvem o chamado da maternidade. OK!!!
O que vejo hj é que apesar de estarmos já em 2014, algumas mulheres acham estranho esta opção de não ter filhos, não sei se é incompreensão, invejinha, ou competição mesmo, de quem é mais fêmea. Já vi rodilhas de mães criticando amigas que fizeram esta opção, como se a coitada fosse aleijada.
Sim, algumas mulheres após terem filhos, se transformam em uma espécie de chiita da maternidade, confesso que acho que a maternidade realmente completa o ciclo de desenvolvimento fisiológico e psicológico da fêmea, mas como não somos animais, algumas podem optar por não ter filhos e ponto.
No meu caso, ouve realmente um chamado, pq até os 28 anos eu tinha certeza absoluta que não queria ter filhos, até que me vi chorando até em propaganda de Doriana......comecei imaginar a minha sala com bbzinho, brinquedos, papai e mamãe. Do tipo, esse amor pode crescer ainda mais!!!!
Não me arrependo da minha escolha, apesar de hj ter consciência de que ela fez e faz eu abrir mão de muitas coisas, apesar de dar um trabalho danado e cansativo, sem ferias nem remuneração.
Mas com a maturidade, os perrengues e a espiritualidade (sim cada vez estou mais treinando meu cérebro pra tolerância e compaixão), consigo entender, ou pelo menos aceitar, como uma mulher não quer ter filhos, acho tb que não são menos mulheres, menos guerreiras e que possuem algum vazio na alma.
Pensar que só se completa se a pessoa tiver uma trajetória semelhante com a sua ou com a maioria é tão mesquinho. Essas mulheres completam suas almas de outras maneiras, tb femininas, viajando, tendo grupo de amigas inseparáveis, decorando suas casas,tendo casamentos felizes e ajudando as amigas que tem filhos (que nunca pediu pra uma amiga ser babá???).
Pra finalizar, temos que respeitar as escolhas de cada um, afinal cada um escreve a sua história de maneira a preencher a sua alma com o que mais lhe enriquece.......


Nenhum comentário:

Postar um comentário