domingo, 25 de maio de 2014

Cultura da Ponta do Iceberg

Não sei se este post tem a ver com maternidade, mas tem a ver com maturidade, bom senso, eu acho. Coisas que quero transmitir para os meus meninos.
Me formei em uma Universidade essencialmente agrícola, meu marido é engenheiro agrícola, muitos dos meus amigos (que não vejo com a freqüência que gostaria) são veterinários, zootecnistas, agrônomos e até engenheiros florestais. Convivo com o assunto agricultura, alimentação, melhoramento genético desde os meus 19 anos.
Bom para quem interessar saber, veterinário não trata só de cachorrinho e gatinho, ele trabalha com produção animal, melhoras na produtividade e saneamento. Muitos não sabem que o maior objetivo da profissão é o bem estar do ser humano, a saúde pública e por aí vai. 
Meus amigos zootecnistas além de trabalharem com produção animal, melhoramento genético, trabalham com composição de rações animal, o que aliás é muito interessante, pelo simples fato de elas serem formuladas com material de primeira, enriquecidas com vitaminas e minerais, tudo para ter uma conversão melhor possível, ou seja, muito melhor que o cereal matinal que vc dá para o seu filho!
Na verdade é aí que quero chegar. Hoje vejo as pessoas histéricas com o que comem, com o que compram para alimentar as suas famílias, o que é natural, pois todos queremos o bem de quem amamos incondicionalmente. O que me irrita hj é que as pessoas não tem, ou não querem ter o conhecimento necessário para julgar os fatos, no caso a histeria alimentar que ocorre hj em dia, é o que eu chamo dos teóricos da ponta do iceberg.
O fato dos trangenicos é uma realidade, mas alguém sabe porque eles existem. Os prós e os contras.
Ok, falarei de alguns prós que não te dizem, com o desenvolvimento dos trangenicos a produtividade do campo aumentou e muito (bom para a nossa economia não é? Vcs sabem a composição do nosso PIB?), a quantidade de agrotóxicos usados no campo diminuíram significativamente (bom pra nossa saúde não?). Aliás alguém aqui sabe comprovadamente o que os transgenicos causam a saúde humana? Aliás alguém aqui sabe a quantidade de agrotóxico que tem no tomate que vc compra na feira? 
Outra curiosidade da profissão de veterinário. Vcs sabiam que aquela picanha com dois dedinhos de gordura é produto de uma seleção genética minuciosa, que aliás é proveniente de inseminação articial, proveniente de seleção do sêmen dos melhores touros que tinham as qualidades desejáveis para produção, como ganho de peso, conversibilidade de ração em carne e quantidade de gordura corporal?
Então não me venham com hipocrisias! Trangenicos são u ó  e todo tipo de baboseira que as pessoas andam lendo em revistas, ou na internet.
Tudo isso é moda, invencionice para uma vida mais saudável, como a mania de comer coisas sem glúten. Dieta sem essa proteína do trigo só é recomendada para quem tem doença celíaca. Se não fosse assim a humanidade não sobreviveria e não haveria a quantidade infinita de variedade de pães pelo mundo afora.
Essa foi a discussão do café da manhã. Onde encontramos mais hipocrisias. As pessoas vivem renegando o desenvolvimento tecnológico na agricultura (sim, tem-se muita tecnologia na agricultura, no desenvolvimento de híbridos, na produção animal), mas não largam seu celular, estão sempre atrás das últimas novidades em tecnologia, mas ignoram completamente, ou não querem acreditar no mal que celular pode causar ao nosso corpo (ele emite muitas ondas que passam no meio do nosso cérebro, sabia?)
A conclusão no café da manhã foi que as pessoas agem com as notícias como na década de 1930, quando Orson Welles anunciou a invasão Marciana, todos entraram em pânico, queriam fugir, alarde geral. Mas será que tinha algum ser humano questionou se os tais marcianos poderiam estar vindo em missão de paz?
Pois é a geração da informação da ponta do iceberg é assim, não questiona, aceita, não procura mais informação, fica histérico.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário